TRÍDUO PASCAL

CONVITE

O centro de toda a liturgia da Igreja está no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira à tarde, depois de, na manhã desse dia, se celebrar a missa da instituição do ministério sacerdotal. A celebração da missa com as promessas sacerdotais dos padres à volta do bispo explica por que razão em Barcelos não há celebrações na manhã de quinta-feira santa. À tarde (17.00), será entronizado o Santíssimo Sacramento nas diversas igrejas que, cuidadas e ornamentadas com esmero, merecerão a visita de muita gente que vem adorar Jesus na Eucaristia. No Senhor da Cruz a exposição e adoração do Santíssimo será às 9.00.

QUINTA-FEIRA SANTA: A grande celebração de quinta-feira santa é a Missa da Ceia do Senhor, com o Lava-Pés, às 19.00 na Igreja Matriz e às 21.30 em Santo António, seguida de adoração. Às 22.00 sairá da Igreja Matriz um cortejo organizado pela Confraria do Santíssimo. Todos se podem incorporar.

SEXTA-FEIRA SANTA: É dia de jejum e de abstinência. Às 10.00, teremos na Igreja do Terço a Oração da manhã para todos. Às 15.00, sugere-se que, onde nos encontremos, guardemos um minuto de silêncio em memória do Redentor. A celebração da Paixão, com adoração da cruz e oração universal será às 15.00 na Matriz e em Santo António. Às 21.30 sairá a procissão das Endoenças, promovida pela Santa Casa da Misericórdia.

SÁBADO SANTO: É o dia do grande silêncio, na espera de que Deus ressuscite dos mortos o seu Filho fiel. Às 10.00, teremos na Igreja do Terço a Oração da manhã para todos, saboreando os textos que alimentam o grande silêncio da Igreja. A Vigília Pascal será na Matriz às 21.30 e em Santo António às 22.30. No final da Vigília da Matriz faremos o cortejo da Ressurreição, Rua Direita acima, ao toque das campainhas, levando a água benzida e as cruzes com que se irá anunciar a ressurreição pelas famílias de Barcelos no dia seguinte.

DOMINGO DE PÁSCOA: Além das missas no Senhor da Cruz às 9.00 e 12.15, o Compasso (de manhã às instituições e de tarde às famílias) marcará o dia. Ele terminará com a concentração das sete cruzes no Senhor da Cruz, de onde sairá o cortejo em direcção à Matriz, encerrando com a Missa vespertina da Ressurreição e continuando-se o Dia de Páscoa durante toda a semana, com a chamada Oitava da Páscoa. A última visita será, pelas 18.45, à Câmara Municipal.

Fonte: Boletim CONSTRUIR
Sábado, 13 de Abril de 2019 - 23:51:36