Fundação S. João de Deus

Continuando a fazer o bem

A Ordem Hospitaleira fundada por S. João de Deus encontra-se atualmente presente em cinquenta países nos cinco continentes, com cerca de 400 obras apostólicas onde, para além do serviço aos doentes em geral e, de modo particular, dos doentes mentais, tem também dedicado muito empenho à criação de unidades de cuidados paliativos, de doentes da SIDA, de doentes de Alzheimer, etc.

Tem ainda um importante trabalho de Apoio Social com Centros para deficientes mentais, deficientes físicos, pessoas idosas, sem-abrigo, com programas para toxicodependentes, e muitas outras iniciativas de acordo com as necessidades locais.

Além dos Irmãos, estão integrados nesta missão cerca de 45.000 colaboradores profissionais, que assistem anualmente cerca de 17 milhões de pessoas, aos quais se juntam cerca de 8.000 voluntários e um exército de benfeitores que, confiando na Ordem Hospitaleira, a apoiam com os seus recursos.

Tendo recebido como herança o carisma da hospitalidade, a sua missão, seguindo o exemplo de S. João de Deus, consiste no serviço aos doentes e às pessoas que sofrem, definindo-se na Igreja como uma Ordem mendicante que atua com uma atitude de beneficência perante as pessoas necessitadas.

Em 2006 os Irmãos da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira, criaram a Fundação S. João de Deus que procura apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a saúde mental e o envelhecimento ativo, ao estilo de S. João de Deus.

A Fundação S. João de Deus colabora estreitamente com os 8 Centros da Ordem Hospitaleira em Portugal, apoiando várias iniciativa locais, bem como a Missão presente em Timor-Leste. Aqui, dando seguimento ao pedido do Sr. Bispo de Baucau, a Ordem Hospitaleira inaugurou em 2010 o Centro de Apoio à Saúde S. João de Deus, que inclui, entre outras, uma Unidade de Casos Agudos de Doença Mental e uma Unidade de Casos Agudos de Tuberculose.

A Fundação tem ainda um importante papel como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, apoiando outras missões dos Irmãos por todo o mundo.

Apoiamos também jovens em Moçambique e em Timor, com a atribuição de Bolsas de Estudo de Mérito, fazendo chegar, através dos Irmãos aí presentes, os donativos feitos por benfeitores para esta causa concreta.

Mais localmente, há alguns meses, a Fundação lançou uma campanha de recolha de donativos para equipar uma Sala de Estimulação Multissensorial, a ser criada na Casa de Saúde S. João de Deus, aqui em Barcelos, e que irá beneficiar, num primeiro momento, 250 pessoas com deficiência mental ou outras necessidades específicas, proporcionando-lhes um melhor desenvolvimento pessoal.

Esta Sala de Estimulação será um recurso que poderá ser partilhado, mediante estabelecimento de protocolos, com outras instituições de Barcelos, pelo que terá um impacto muito grande na qualidade de vida de um grande número de crianças, jovens, adultos e idosos da nossa região.

Para equipar esta sala, a Fundação precisa reunir 11.713,40.

Ainda não completamos este valor, e como tal pedimos a colaboração de todos.

Ajude-nos a continuar a Fazer o Bem!

FAÇA UM DONATIVO

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA (PONTUAL)

IBAN: PT50.0018.0003.1625.4567.0208.4

Envie-nos um email com os seus dados e valor do donativo, referindo a
campanha “QUANDO A DOENÇA BATE À PORTA” para donativo@fsjd.pt

Publicado em 2020-03-01

Notícias relacionadas

Noite UP’S

Convida peregrinos a abrirem o coração aos outros

Rádio Maria

Iniciou emissões a 13 de maio de 2021

COMPANHIA DE JESUS

Jesuítas disponibilizam serviço gratuita de escuta

Falava-lhes através de parábolas

Apresentação do livro de P. António Sílvio Couto

CAMINHADA MISSIONÁRIA EM BARCELOS

23.03.2019 às 14 horas

ARQUIDIOCESE DE BRAGA

Nova Ágora está de regresso com novos “Olhares Sobre”

desenvolvido por aznegocios.pt