TRÍDUO PASCAL

CONVITE

O centro de toda a liturgia da Igreja está no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira à tarde, depois de, na manhã desse dia, se celebrar a missa da instituição do ministério sacerdotal. A celebração da missa com as promessas sacerdotais dos padres à volta do bispo explica por que razão em Barcelos não há celebrações na manhã de quinta-feira santa. À tarde (17.00), será entronizado o Santíssimo Sacramento nas diversas igrejas que, cuidadas e ornamentadas com esmero, merecerão a visita de muita gente que vem adorar Jesus na Eucaristia. No Senhor da Cruz a exposição e adoração do Santíssimo será às 9.00.

QUINTA-FEIRA SANTA: A grande celebração de quinta-feira santa é a Missa da Ceia do Senhor, com o Lava-Pés, às 19.00 na Igreja Matriz e às 21.30 em Santo António, seguida de adoração. Na visita às igrejas, atenda-se ao momento de oração comunitária.

SEXTA-FEIRA SANTA: É dia de jejum e de abstinência. Às 15.00, sugere-se que, onde nos encontremos, guardemos um minuto de silêncio em memória do Redentor. 

A celebração da Paixão, com adoração da cruz e oração universal será às 15.00 na Matriz e em Santo António e adoração da cruz às 21.30 em Santo António. Segue-se depois o Grande Silêncio, na espera de que Deus ressuscite dos mortos o seu Filho fiel, que durará até à Vigília Pascal.

SÁBADO SANTO: A Vigília Pascal será às 21.30 na Matriz e em Santo António. No final da Vigília da Matriz faremos o cortejo da Ressurreição, Rua Direita acima, ao toque das campainhas, levando a água benzida e as cruzes com que se irá anunciar a ressurreição pelas ruas de Barcelos no dia seguinte.

DOMINGO DE PÁSCOA: Além da missa no Senhor da Cruz às 9.00, o louvor público e solene ao Crucificado/Ressuscitado marcará o dia. Após a passagem do Compasso que, presidido pelo pároco, passará pelas ruas da cidade, com paragem nos lugares onde uma cruz «acolherá» os moradores da vizinhança, a concentração dos fiéis será no Senhor da Cruz às 18.30, de onde sairá o cortejo em direcção à Câmara Municipal e à Matriz, encerrando com a Missa vespertina da Ressurreição e continuando-se o Dia de Páscoa durante toda a semana, com a chamada Oitava da Páscoa e o Tempo Pascal.

Ao longo dos 50 dias do Tempo Pascal as famílias que queiram ser visitadas pela Cruz Pascal, tornando-se visitadores dos vizinhos, deverão inscrever-se quanto antes. Terão 24 horas para conservarem na sua casa a Cruz Pascal.

Publicado em 2022-04-11

Notícias relacionadas

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

DOMINGO DE PÁSCOA 2024

VISITA PASCAL

Visita Pastoral à Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

Mensagem do Pe. Manuel Rocha

Na inauguração do seu ministério paroquial na Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

Mensagem de boas vindas

Da paróquia de Barcelos ao Pe. Manuel da Rocha

A Catequese vai (re)começar!!!

7 de outubro de 2023

desenvolvido por aznegocios.pt