TRÍDUO PASCAL

CONVITE

O centro de toda a liturgia da Igreja está no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira à tarde, depois de, na manhã desse dia, se celebrar a missa da instituição do ministério sacerdotal. A celebração da missa com as promessas sacerdotais dos padres à volta do bispo explica por que razão em Barcelos não há celebrações na manhã de quinta-feira santa. À tarde (17.00), será entronizado o Santíssimo Sacramento nas diversas igrejas que, cuidadas e ornamentadas com esmero, merecerão a visita de muita gente que vem adorar Jesus na Eucaristia. No Senhor da Cruz a exposição e adoração do Santíssimo será às 9.00.

QUINTA-FEIRA SANTA: A grande celebração de quinta-feira santa é a Missa da Ceia do Senhor, com o Lava-Pés, às 19.00 na Igreja Matriz e às 21.30 em Santo António, seguida de adoração. Na visita às igrejas, atenda-se ao momento de oração comunitária.

SEXTA-FEIRA SANTA: É dia de jejum e de abstinência. Às 15.00, sugere-se que, onde nos encontremos, guardemos um minuto de silêncio em memória do Redentor. 

A celebração da Paixão, com adoração da cruz e oração universal será às 15.00 na Matriz e em Santo António e adoração da cruz às 21.30 em Santo António. Segue-se depois o Grande Silêncio, na espera de que Deus ressuscite dos mortos o seu Filho fiel, que durará até à Vigília Pascal.

SÁBADO SANTO: A Vigília Pascal será às 21.30 na Matriz e em Santo António. No final da Vigília da Matriz faremos o cortejo da Ressurreição, Rua Direita acima, ao toque das campainhas, levando a água benzida e as cruzes com que se irá anunciar a ressurreição pelas ruas de Barcelos no dia seguinte.

DOMINGO DE PÁSCOA: Além da missa no Senhor da Cruz às 9.00, o louvor público e solene ao Crucificado/Ressuscitado marcará o dia. Após a passagem do Compasso que, presidido pelo pároco, passará pelas ruas da cidade, com paragem nos lugares onde uma cruz «acolherá» os moradores da vizinhança, a concentração dos fiéis será no Senhor da Cruz às 18.30, de onde sairá o cortejo em direcção à Câmara Municipal e à Matriz, encerrando com a Missa vespertina da Ressurreição e continuando-se o Dia de Páscoa durante toda a semana, com a chamada Oitava da Páscoa e o Tempo Pascal.

Ao longo dos 50 dias do Tempo Pascal as famílias que queiram ser visitadas pela Cruz Pascal, tornando-se visitadores dos vizinhos, deverão inscrever-se quanto antes. Terão 24 horas para conservarem na sua casa a Cruz Pascal.

Publicado em 2022-04-11

Notícias relacionadas

VAMOS ACOLHER A SENHORA DA FRANQUEIRA

6 de Agosto de 2022

RESTAURO DE ALTARES E IMAGENS

Necessidade de intervenções

CRISMA INTER-PAROQUIAL

2 de Julho de 2022

AGRUPAMENTO 13 - ALCAIDE DE FARIA

ACAGRUP, 23 e 24 de julho de 2022

CATEQUESE NO PRÓXIMO ANO

Programação

CRISMA 2022

2 de Julho de 2022

desenvolvido por aznegocios.pt