TRÍDUO PASCAL

CONVITE

O centro de toda a liturgia da Igreja está no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira à tarde, depois de, na manhã desse dia, se celebrar a missa da instituição do ministério sacerdotal. A celebração da missa com as promessas sacerdotais dos padres à volta do bispo explica por que razão em Barcelos não há celebrações na manhã de quinta-feira santa. À tarde (17.00), será entronizado o Santíssimo Sacramento nas diversas igrejas que, cuidadas e ornamentadas com esmero, merecerão a visita de muita gente que vem adorar Jesus na Eucaristia. No Senhor da Cruz a exposição e adoração do Santíssimo será às 9.00.

QUINTA-FEIRA SANTA: A grande celebração de quinta-feira santa é a Missa da Ceia do Senhor, com o Lava-Pés, às 19.00 na Igreja Matriz e às 21.30 em Santo António, seguida de adoração. Às 22.00 sairá da Igreja Matriz um cortejo organizado pela Confraria do Santíssimo. Todos se podem incorporar.

SEXTA-FEIRA SANTA: É dia de jejum e de abstinência. Às 10.00, teremos na Igreja do Terço a Oração da manhã para todos. Às 15.00, sugere-se que, onde nos encontremos, guardemos um minuto de silêncio em memória do Redentor. A celebração da Paixão, com adoração da cruz e oração universal será às 15.00 na Matriz e em Santo António. Às 21.30 sairá a procissão das Endoenças, promovida pela Santa Casa da Misericórdia.

SÁBADO SANTO: É o dia do grande silêncio, na espera de que Deus ressuscite dos mortos o seu Filho fiel. Às 10.00, teremos na Igreja do Terço a Oração da manhã para todos, saboreando os textos que alimentam o grande silêncio da Igreja. A Vigília Pascal será na Matriz às 21.30 e em Santo António às 22.30. No final da Vigília da Matriz faremos o cortejo da Ressurreição, Rua Direita acima, ao toque das campainhas, levando a água benzida e as cruzes com que se irá anunciar a ressurreição pelas famílias de Barcelos no dia seguinte.

DOMINGO DE PÁSCOA: Além das missas no Senhor da Cruz às 9.00 e 12.15, o Compasso (de manhã às instituições e de tarde às famílias) marcará o dia. Ele terminará com a concentração das sete cruzes no Senhor da Cruz, de onde sairá o cortejo em direcção à Matriz, encerrando com a Missa vespertina da Ressurreição e continuando-se o Dia de Páscoa durante toda a semana, com a chamada Oitava da Páscoa. A última visita será, pelas 18.45, à Câmara Municipal.

Publicado em 2019-04-13

Notícias relacionadas

FESTA DAS CRUZES 2024

30 de abril a 5 de maio

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

DOMINGO DE PÁSCOA 2024

VISITA PASCAL

Visita Pastoral à Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

Mensagem do Pe. Manuel Rocha

Na inauguração do seu ministério paroquial na Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

Mensagem de boas vindas

Da paróquia de Barcelos ao Pe. Manuel da Rocha

desenvolvido por aznegocios.pt