ESCUTEIROS DE BARCELOS

Foi há 96 anos...

O Agrupamento XIII - Alcaide de Faria, Barcelos - celebra na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2021, o seu 96º Aniversário.

No sentido de reunir toda a família escutista, e respeitando as limitações do período de pandemia que nos impedem de realizar atividades presenciais, o Agrupamento irá celebrar o seu aniversário através de um evento online, no sábado dia 30 de janeiro pelas 21h30, aberto a todos os escuteiros, familiares e amigos do XIII.

Nesta data, aproveitamos para recordar os primeiros passos do Escutismo em Barcelos, que surgem no ano 1924, graças ao impulso de cinco pioneiros: Cónego Joaquim Alexandre Gaiolas (Prior de Barcelos), D. Fernando de Magalhães e Menezes (Conde Vilas-Boas), Manuel dos Anjos Lebreiro, Sargento António Luiz Gonçalves Fernandes e Cândido Pimenta. A sua ação agrega os primeiros jovens e, sob a supervisão do Monsenhor Dr. António Avelino Gonçalves (um dos fundadores do CNE, a 27 de Maio de 1923, em Braga), fornece instrução e orientação nos “preparativos de adestramento dos novos Scouts”, os quais vêm a fazer a sua Promessa e Investidura poucos meses depois, a 25 de Janeiro de 1925. É nesta data que o Núcleo de Barcelos se filia à Junta Central do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e que se oficializa o nascimento do Grupo nº13 - Alcaide de Faria, tendo estas cinco personalidades feito parte das primeiras direções da Junta de Núcleo de Barcelos e do Grupo XIII.

O XIII - que começou por ser um grupo misto constituído por Lobitos e Scouts (Escutas), como era habitual na altura - foi sempre um Agrupamento muito ativo, com uma participação regular em atividades de relevo, nacionais e internacionais, e estreita relação com o desenvolvimento da metodologia escutista. No entanto a sua longa história foi marcada por muitos altos e baixos, reflexo das contingências, contexto social e disponibilidades dos seus dirigentes. A título de exemplos destacamos a perda do seu querido primeiro Assistente, Cónego Joaquim Alexandre Gaiolas, após 20 anos de muita dedicação ao movimento, e a chegada em 1951 do Dr. Manuel Faria, que tanto entusiasmo e dinâmica imprimiu - não só ao XIII como à Junta Regional de Braga e ao escutismo português na generalidade - e a quem se deve a construção da sede. Neste longo périplo de histórias e vivências, sucessos e sobressaltos, com um efetivo que vai variando entre 40 a 90 elementos, anima-o a certeza de que a educação dos jovens é uma prioridade e que o escutismo, com o seu método tão particular, pode fazer toda a diferença na formação de futuros adultos, responsáveis e comprometidos com a sociedade.

É tempo de louvar e agradecer a presença dos escuteiros na nossa cidade e na nossa paróquia, e recordamos uma frase do fundador do Escutismo, Baden Powell, que aconselha a cada um: “Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes”.

Chefe Cristina Pinheiro

Publicado em 2021-01-24

Notícias relacionadas

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

DOMINGO DE PÁSCOA 2024

VISITA PASCAL

Visita Pastoral à Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2023

Mensagem do Pe. Manuel Rocha

Na inauguração do seu ministério paroquial na Paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior)

Mensagem de boas vindas

Da paróquia de Barcelos ao Pe. Manuel da Rocha

A Catequese vai (re)começar!!!

7 de outubro de 2023

desenvolvido por aznegocios.pt