MISSIONÁRIOS COMBONIANOS EM BARCELOS

Dias 16 e 17 de Janeiro de 2016

O Padre Alberto vai estar na nossa Paróquia no próximo fim de semana com os catequistas e nas diversas celebrações, para animação missionária. No domingo, o encontro missionário com celebração e testemunhos começará às 14.30 nas salas da catequese.

ENCONTROS DE VIDA

Estou a renovar os conhecimentos de vós e entre vós, aqui em Famalicão. Os encontros sucedem-se com amizades e com recordações da presença do amor à missão ao jeito de S. Daniel Comboni. São encontros com pessoas de perto e de longe do nosso seminário. São jovens ou adultos. São sorrisos que se repetem e reavivam. Há palavras de esperança e de comunhão com situações históricas vividas, sempre conduzidos pelo amor do Pai, que nos faz irmãos.

Um encontro que procuro comunicar a muitos foi o que tive com o Papa Francisco no passado dia 5 de Junho, poucas horas antes de deixar Roma. Falei-lhe da minha história e vida missionária, mas também do futuro. Na verdade, no dia seguinte, 6 de Junho, celebrava trinta e quatro anos de consagração missionária, feita com mais cinco noviços, em Santarém, no ano de 1981. E, no final de Junho, comemorei os trinta anos de ordenação sacerdotal missionária comboniana, na Trofa. Falei também do ano sabático e da riqueza espiritual que foi para mim na renovação da comboniedade missionária, da minha primeira partida, em 1989, para Moçambique, e do novo serviço missionário que me esperava. Nós somos presente, assente no passado e sonhado no futuro.

Pedi-lhe a bênção, não só para mim, mas também para os que comigo se cruzariam durante a minha futura missão em Famalicão. O Papa Francisco, sempre sorrindo, abençoou-me. Abençoou também umas pagelas que tinha comigo, para alguns amigos.

Nunca esquecerei este verdadeiro encontro de Deus. A sua memória acompanha-me. Desejo servir a Igreja com o espírito do Papa Francisco escancarando as portas, não só do nosso seminário aqui em Famalicão, mas também do meu coração. Quero ser instrumento de Deus, para que o coração de muitos e muitas se abra, como o de Jesus, para acolher a todos como irmãos e irmãs no espírito missionário de S. Daniel Comboni.

A todos os amigos, familiares, colaboradoras, benfeitores e membros dos cenáculos de oração missionária, desejo que prossigam neste caminho, para sermos testemunhas, cada vez mais credíveis, do amor de Deus, sem medida, por todos e todas.

Padre Alberto Vieira, In Família Comboniana, Setembro-Outubro 2015

Publicado em 2016-01-09

Notícias relacionadas

Reabilitação da Igreja Matriz

Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques

ACORDO DE COLABORAÇÃO

Paróquia de Santa Maria Maior com o Município e Barcelos

Procissão do Senhor dos Passos

2025

Nossa Senhora da Franqueira

3 a 10 de agosto de 2024

FESTA DAS CRUZES 2024

30 de abril a 5 de maio

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

desenvolvido por aznegocios.pt