
Reabilitação da Igreja Matriz
Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques
Vamos vestir a cidade de festa. Há grupos que se organizam para entapetar as ruas por onde vai passar a Imagem Peregrina. Precisamos de muita gente a ajudar: cada pessoa, sem dizer porque o faz, tem oportunidade de um gesto, de um mimo do coração, confiando à Mãe as suas dificuldades. Com tapetes de serrim e de flores, ou de fibra como em passerelle, a cidade acolhe os milhares de barcelenses que desejam passar um momento bem juntinho da Mãe do Céu.
Apela-se à colaboração de todos. E pede-se a quem tiver flores que as entreguem até quinta-feira à tarde, ou na Igreja do Terço ou na residência paroquial de Barcelos. Pela tarde e pela noite de quinta, tudo deve ser preparado para, na tarde de sexta, ser colocado nas ruas. A Avenida da Liberdade será fechada ao trânsito, a Rua Direita será «vestida» de festa, a esplanada da Igreja Matriz preparar-se-á para receber a Imagem da Virgem Peregrina, aquela Mãe que nos habituamos a chamar de Santa Maria Maior.
No sábado, tudo será preparado para que haja lugar para todos para a Missa e Adeus. Haverá a Consagração do Arciprestado a Nossa Senhora, uma largada de pombos e a passagem em apoteose pela Ponte Medieval, recém-baptizada de Santiago, também ela alvo de uma veste especial, artisticamente preparada para a despedida e a cargo do Município. De Barcelinhos já se espera o melhor no enfeitar das ruas e na maneira de saudar a Senhora.
Carros e bombeiros, na chegada e na partida, vestidos de gala serão acompanhados por muitos outros carros também com os enfeites do coração «tocado» pela mão da Mãe e enriquecido pelas emoções incontidas.
Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques
Paróquia de Santa Maria Maior com o Município e Barcelos
2025
3 a 10 de agosto de 2024
30 de abril a 5 de maio
9 e 10 de Abril de 2024