
Reabilitação da Igreja Matriz
Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques
Em nome do senhor Arcipreste e na minha qualidade de responsável pela organização, dado que foi a Igreja Matriz o centro das celebrações em honra de Nossa Senhora nesta sua visita a Barcelos, são devidos sinceros agradecimentos a entidades e pessoas que muito contribuíram para um bom acolhimento à Imagem Peregrina:
- Ao Município de Barcelos pelo apoio logístico e pela presença dos senhores vereadores, do Presidente da Assembleia Municipal e da Junta da União de Freguesias. Com eles aos presidentes de Junta de todas as freguesias;
- À GNR, PSP, Corporações de Bombeiros de Barcelos, Barcelinhos e Viatodos, motards, S. Columbófila do Souto, Rádio Barcelos, Estudantes universitários (IPCA).
- À P§R Têxteis, Bordados Oliveira, LMA, Major Publicidade, Intervenção Design, Carcemal, Neiva Cor, Rotex e serviços de apoio do Município.
- À Cooperativa Agrícola, ACIB, Religiosos/as, Instituto de S. João de Deus, Misericórdia, Hospital de Santa Maria Maior, Confraria do Terço, Real Irmandade do Senhor da Cruz, Dr. Tomé, Manuel Vilas Boas e Hugo Fernandes, que intervieram confiando a Maria os «mundos» de Barcelos;
- Aos grupos corais (S. Martinho de Vila Frescaínha e Minhotães em S. João de Deus, Adonai/Shallom junto da Misericórdia, Magistrói no Senhor da Cruz, Corais da Franqueira e de Perelhal no Largo Martins Lima, Coral de Barcelos junto da Matriz e Corais da Matriz/Senhor da Cruz e de Galegos (Santa Maria) e Tamel (S. Veríssimo) no sábado), que ajudaram todos a cantar os louvores a Nossa Senhora:
-A todos os sacerdotes e comunidades paroquiais, grupos apostólicos e confrarias, Equipa de Catequese Arciprestal e Pastoral Juvenil do Arciprestado pelo trabalho desenvolvido sobretudo na animação dos momentos de oração previstos;
- A tantos e tantas que, horas a fio, até durante vários dias da semana (com destaque para as gentes de Vilar de Figos que primaram na ornamentação da Ponte de Santiago) deram um colorido diferente à cidade com os belos tapetes de flores (tanta gente ofereceu flores e até cravos, muitos cravos chegaram de Goios) e outras ornamentações, sobretudo pela Av. da Liberdade, Rua Direita e em frente da Igreja Matriz, bem como pelas estradas por onde a Imagem se aproximou de Barcelos e daqui partiu. De igual amodo as floristas que embelezaram a Igreja Matriz.
- A todos aqueles que aceitaram o convite para fazerem de Barcelos uma cidade de luz vestida de gala, com velas e círios à janela e colchas, muitas colchas e flores, como nunca se vira.
- A muitas pessoas anónimas que trabalharam na sombra para que tudo acontecesse com dignidade e permitissem a todos «estar» bem perto de Nossa Senhora, mesmo em condições adversas devido à chuva intensa que caiu no sábado.
Tudo foi feito certamente com muito amor a Nossa Senhora. E Ela a todos abençoa.
Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques
Paróquia de Santa Maria Maior com o Município e Barcelos
2025
3 a 10 de agosto de 2024
30 de abril a 5 de maio
9 e 10 de Abril de 2024