
Reabilitação da Igreja Matriz
Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques
Estão já inscritas 7 crianças de famílias inscritas na Paróquia. Há lugar para muitas mais de outras paróquias, desde que se inscrevam no Cartório Paroquial, acompanhando a inscrição com a autorização do pároco próprio.
O número reduzido de crianças na catequese faz pensar e pensar em novos modelos que possam comprometer e empenhar os próprios pais. A catequese familiar é um novo modelo, que tem resultado em várias paróquias. Dado o reduzido número de crianças, algumas delas faltosas, evidenciando o insuficiente compromisso dos pais, os catequistas pensam suspender, por algum tempo, este modelo para continuarem com o modelo tradicional de sessão semanal com um catequista, voltando à Catequese Familiar logo que seja possível.
Surge então uma inovação para este ano, pensada no Secretariado Permanente do Conselho Pastoral e em reunião de catequistas: o primeiro ano vai funcionar das 18.00 às 19.00 das sextas-feiras, na Casa do Menino Deus.
O pedido do Pároco à Direcção da Casa do Menino Deus (Venerável Ordem Terceira) foi bem acolhido. Não se trata de criar um novo centro de catequese. Apenas de um local e de um horário diferentes.
O serviço da Catequese é da responsabilidade da Paróquia e oferecido às famílias empenhadas. A Casa do Menino Deus, que propõe um serviço à comunidade, de elevada qualidade reconhecida, reforça, por seu lado, a sua matriz cristã e tradicional com uma escola de qualidade que não dá apenas ensinamentos mas favorece estilos de vida baseados nos valores cristãos. Acresce ainda que o Prior iniciou há 2/3 anos uma colaboração permanente com a Casa do Menino Deus, dado reconhecer que era necessário abrir a magnífica igreja do Menino Deus à cidade. E, assim, passou a celebrar uma missa mensal, na primeira sexta-feira. Neste contexto, torna-se mais fácil acompanhar catequizandos e catequistas para ali deslocados, continuando todas as celebrações a acontecer na Igreja Matriz.
Por agora, este serviço vai funcionar apenas para aqueles que entram para o 1º ano de catequese. As famílias interessadas devem inscrever-se quanto antes no Cartório. Aqueles que já se inscreveram serão aconselhados a que façam parte do mesmo grupo de catequese do 1º ano.
Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques
Paróquia de Santa Maria Maior com o Município e Barcelos
2025
3 a 10 de agosto de 2024
30 de abril a 5 de maio
9 e 10 de Abril de 2024