NOS CAMINHOS DE SANTIAGO

Caminho Terminado ou... começo do caminho.

 

O caminho a Santiago de Compostela constitui, como qualquer outra peregrinação, suponho, uma aventura com muitos desafios. Este ano as catequeses de 9º e 10º anos vivenciaram esta experiência juntamente com alguns jovens de outras paróquias.

Pessoalmente e enquanto elemento do grupo admito que o mais variado leque de emoções nos acompanhou ao longo desta peregrinação: a curiosidade, no início; o sofrimento físico nos momentos de maior fadiga; a segurança ao ter uma mão amiga que nos puxa para a frente, não nos deixando desistir; por fim, a alegria única, e comoção inexplicável, na chegada ao nosso destino: Santiago!

No decorrer desta peregrinação apercebi-me que a própria vida pode ser encarada como uma peregrinação. Existem sempre momentos marcados pela curiosidade, outros de maior felicidade, semeados aqui e ali por momentos de maior tristeza e angústia, mas podemos sempre contar com a mão firme e carinhosa de Deus. Ele é o nosso suporte, como diz o salmo 62 “Deus é o meu refúgio e salvação, minha fortaleza, jamais serei abalado”. Encontrámos Deus na oração que nos fazia esquecer as dores do caminhar, ou sentíamos a sua força ao dar-nos um pouco de nós àquele irmão mais dorido, que víamos recuperar forças.

Esta experiência teve sem dúvida impacto na maneira como encaro Deus e a vida. Foi uma aventura inesquecível que guardarei para sempre no coração e pela qual estou muito grata àqueles adultos que sempre nos acompanharam e que, por muito cansados que estivessem, faziam sempre um esforço (e sacrifício) para nos tornar esta experiência o mais confortável possível.

Marta Sofia Miranda


Publicado em 2016-08-01

Notícias relacionadas

Reabilitação da Igreja Matriz

Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques

ACORDO DE COLABORAÇÃO

Paróquia de Santa Maria Maior com o Município e Barcelos

Procissão do Senhor dos Passos

2025

Nossa Senhora da Franqueira

3 a 10 de agosto de 2024

FESTA DAS CRUZES 2024

30 de abril a 5 de maio

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

desenvolvido por aznegocios.pt