ESCUTEIROS DE BARCELOS

NOS PICOS DA EUROPA

No dia 14 de Agosto pelas 8 da manhã, o grupo de pioneiros do Agrupamento XIII – Alcaide de Faria de Barcelos dava início a uma incrível atividade nos Picos da Europa, onde tivemos a oportunidade de ver fascinantes paisagens, desde montanhas imponentes a queridas cidades passando também por mosteiros e belas igrejas.

Santiago de Compostela, Cangas de Onís, Bulnes, Potes, Covadonga, Poncebos foram as cidades visitadas durante esta incrível semana.

Na ida, após várias horas de viagem fizemos uma pequena paragem para almoçar na cidade de Santiago de Compostela, aproveitando também para conhecer as suas ruas, onde passeavam centenas de pessoas dos mais diversos países e onde se viam filas enormes para entrar na sua emblemática Igreja.

Já à noite, em Covadonga, ficamos a conhecer a cidade através de um peddy-paper preparado pelos nossos chefes.

Ainda nesta cidade, visitámos os Lagos de Covadonga. No entanto, a meteorologia não ajudou e estava nublado, por isso não foi possível apreciar toda a sua beleza, mas apesar de tudo é um local bastante agradável.

Subimos um pouco mais de autocarro e fomos conhecer o Santuário e a Basílica de Covadonga. O Santuário consiste numa pequena mas acolhedora capela inserida na montanha, ao contrário da Basílica que é majestosa.

Nos seguintes dias, subimos a Bulnes e fizemos a Ruta del Cares. Ambos os percursos são bastante exigentes a nível físico. Mas o cansaço foi logo superado pela magnífica paisagem que vislumbrámos ao nosso redor: montanhas que parecem tocar o céu, vales tão profundos como a altura das montanhas e ainda um rio onde corre água límpida e fresca. Tudo em perfeita harmonia.

Chegando ao final da primeira Ruta, encontra-se uma pequena aldeiazinha com alguns cafés e restaurantes onde se pode parar para tomar algo ou simplesmente apreciar o ambiente em redor.

A cidade de Potes foi também um dos pontos que visitámos. Uma cidade simples mas muito bonita e acolhedora.

Depois de andarmos e termos visitado tantos locais novos já estávamos bastante cansados e, por isso, tivemos um dia de descanso no parque de campismo onde nos alojámos.

No penúltimo dia da nossa estadia nos Picos estava programado fazermos uma Ruta em Fuente Dé, mas, mais uma vez, o tempo não ajudou impedindo-nos de realizar os nossos planos. Devido a este imprevisto decidimos voltar para Potes e passar lá o resto da manhã. Aqui visitámos o mosteiro Santo Toribio de Liébana onde fomos recebidos por um sacerdote muito simpático que nos contou a história do mosteiro.

Este é um mosteiro franciscano de estilo românico e gótico construído no século VI-XVII. A sua Porta do Perdão abre no início de cada ano jubilar lebaniego para acolher os peregrinos. Tal como Jerusalém, Roma, Santiago de Compostela e Caravaca de la Cruz, é um dos lugares sagrados do Cristianismo e foi declarado em 1953 como um Monumento Nacional. Mas o mais impressionante é que neste mosteiro se encontra uma cruz única, cuja madeira é retirada da própria cruz onde Cristo foi crucificado… e que nós tivemos a oportunidade de tocar.

Em suma, esta foi uma semana fenomenal, repleta de beleza natural que com certeza não iremos esquecer!

Mas não só as paisagens tornaram esta semana inesquecível: a convivência, os jogos, as dinâmicas, … tudo fez com que crescêssemos enquanto pessoas e comunidade tornando-nos mais fortes.

Não podemos terminar sem antes deixar um agradecimento especial à Paroquia de Barcelos e ao Clube do Andorinhas que nos emprestaram as duas carrinhas que nos levaram até aos Picos da Europa e que, com isso, tornaram possível esta magnífica atividade.

Daniela Longras, Pioneira do Agrupamento XIII – Alcaide de Faria, Barcelos

Publicado em 2017-09-30

Notícias relacionadas

Reabilitação da Igreja Matriz

Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques

ACORDO DE COLABORAÇÃO

Paróquia de Santa Maria Maior com o Município e Barcelos

Procissão do Senhor dos Passos

2025

Nossa Senhora da Franqueira

3 a 10 de agosto de 2024

FESTA DAS CRUZES 2024

30 de abril a 5 de maio

Igreja Matriz - Sagrado Lausperene Arciprestal - 24 horas

9 e 10 de Abril de 2024

desenvolvido por aznegocios.pt