
Reabilitação da Igreja Matriz
Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques
No próximo sábado, 7 de Março de 2020, às 21.30, vamos reunir-nos no templo do Senhor da Cruz para nos prepararmos, pela oração, para a Procissão do Silêncio, que precede a Procissão dos Passos no domingo, presidida pelo senhor Arcebispo Primaz.
Aos comerciantes pedimos que dêem um tom de paixão às suas montras. Urge revalorizar estas procissões, bem inseridas no tempo quaresmal.
Numa sociedade barulhenta, façamos silêncio. É pena que alguns, com conversas inúteis na altura da procissão, incomodem aqueles que sabem para o que vão: para fazer silêncio à volta de Jesus na sua paixão.
A Procissão dos Passos, que «entrou» na alma barcelense e se mantém como tradição há longos anos, precisa de ser sempre «revisitada» para que, pela força da repetição, não caia na rotina e se torne banal.
Por isso se faz um apelo a todos os barcelenses: a Procissão não se faz apenas com o dinheiro dos donativos, mas faz-se com a participação das pessoas porque ela se destina a ajudar as pessoas a viverem a vida doada de Jesus por todos.
Ir na procissão em testemunho de fé é missão de todos. Há também algumas regras de civismo nos actos religiosos. E na Procissão dos Passos destaca-se o silêncio meditativo sobretudo na escuta dos sermões proferidos, este ano pelo sr. P. José António A. Andrade, pároco de Bastuço, Airó, Moure e Sequeade, para nos ajudarem a «olhar o Senhor dos Passos».
Exortam-se os que vão na procissão a que cuidem da sua postura. A procissão não é um desfile, nem ocasião para selfies e exige uma apresentação condigna de um acto religioso. Há certas atitudes «banais» e «boçais» que destoam, mais ainda quando se vai numa procissão.

Barcelos vê aprovada candidatura ao NORTE 2030 para reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques

Paróquia de Santa Maria Maior com o Município e Barcelos

2025

3 a 10 de agosto de 2024

30 de abril a 5 de maio

9 e 10 de Abril de 2024